Impressionismo e Expressionismo

por Escreva Bem on 24/09/2020

O impressionismo foi um movimento de pintura surgido na França, no século XIX. Os impressionistas romperam com o realismo, na maioria das vezes, pintavam as telas ao ar livre e por isso suas pinceladas eram dadas de uma forma que a iluminação fosse representada de uma maneira perfeita.

Características do Impressionismo:

As figuras não continham contorno nítido; as cores eram leves e não misturadas, ou seja, os pigmentos não eram obtidos com a mistura das cores, traços finos, eles preferiam representar a natureza morta.

Alguns pintores de destaque são: Renoir, Monet e Manet.


"Mulher com Sombrinha" - Monet

O expressionismo surge na virada do século XIX e início do XX em oposição ao impressionismo. O expressionista buscava representar a subjetividade, como as paixões e o irracional. Esse movimento se desenvolveu na Alemanha, os pintores expressionistas aproveitaram o pós-guerra (no caso a Primeira Guerra Mundial) e usavam a pintura como uma forma de denúncia social.

As características de uma pintura expressionista são: as cores fortes e traços mais grossos, normalmente de uma mesma paleta; a distorção; a dramaticidade, o trágico e o sombrio.

Alguns pintores expressionistas são: Munch, Van Gogh e Rivera. 

"Prostituta no Espelho"- Roulaut

0 acharam isso: