Dizem que futebol é apenas um esporte e que o mais importante, por ser um esporte, é competir, não ganhar. Será mesmo o futebol apenas um esporte? Não, não é só um esporte. Definitivamente. Como explicar um choro pueril e desconsolado de um torcedor que não pode fazer nada diante da tragédia que aconteceu com seu time? Um time de futebol, para um torcedor apaixonado, é algo indescritível e imensurável. Comecei a torcer pelo Vasco com 4 anos de idade, cresci assistindo os jogos com meu tio que também é vascaíno, brincava no gol e me achava o Carlos Germano, chorei quando o Dener morreu.
Contabilizando com esse mesmo amigo já assisti a umas 500 horas de jogo do VASCO, mais de 20 dias dedicados ao meu time, lembro até da morte da princesa Diana, quarta-feira, 31 de agosto de 1997, Vasco x São Paulo, e sempre será esse o meu time, VASCO.
E é aí o grande mistério, ou segredo, como queira, do futebol. O que leva um homem a sair de casa, deixar esposa, filhos, a segurança do lar e ir a um estádio de futebol, pagar 40 reais num ingresso, mais passagem de ônibus, cerveja, para acreditar num milagre? (se é que estes existem) Gritar e declarar amor a um time de futebol, se abraçar a um monte de desconhecidos. Futebol é esporte? Não! É religião? Não, é mais. Paixão, ainda diz pouco. Meu time foi rebaixado; não estou triste, não chorei, nem decepcionado estou. Como me sinto, pensas tu. Não sei. Penso que a turbulência vai passar. Haverá um futuro melhor para o VASCO, com certeza.
Afinal, história toda feliz não dá boa literatura. Que charme haveria em Otelo sem a trágica morte de Desdêmona? Nos Lusíadas, de Inês de Castro? Que graça haveria se todos os sonhos de Dom Quixote e Policarpo Quaresma se se realizassem?
Meu time perdeu 3 anos, consecutivos, o campeonato carioca, para, nada menos que, o Flamengo, mas e daí? Vou reclamar de um time que já vi ser 2 vezes campeão brasileiro, da Libertadores, da Mercosul, com um a menos, no campo do adversário, quando estava 3 a 0 para o Palmeiras, no primeiro tempo.
Meu saldo vascaíno é mais que positivo, e me orgulho disso.
Vou torcer pro VASCO ser campeão, afinal, o VASCO é o time da virada, o VASCO é o time do amor. E eu amo esse time.
P.S - Um leitor, talvez até mais fanático, me esclareceu dois pontos: o jogo era Sport x Vasco, quando foi anunciado o acidente grave com a princesa. A Globo dividiu a tela do jogo, que foi num SÁBADO!, com o repórter em Paris, porque tinha um pênalti para o Vasco cobrar no mesmo momento...
4 acharam isso:
Belo post! Agora vc vai amargar um ano de sofrimento! Mas fica trq que o vascão vai subir fácil, é só seguir os ensinamentos do coringão! Conselho de um amigo q acaba de passar por essa situação! Hehe
Realmente, belo texto!
O vasco é o time da virada, e virou para a segunda divisão
Abraços
Pelo visto, você não se lembra muito bem do dia da morte da Princesa Diana. O jogo era Sport x Vasco. Quando foi anunciado o acidente grave com a princesa a Globo dividiu a tela do jogo com o repórter em Paris, porque tinha um pênalti para o Vasco cobrar no mesmo momento...
Você se lembra, mas mais ou menos né... rs!